Tuesday, May 11, 2010

Benfica campeão 2009/2010




Sobre a conquista do 32º título do Sport Lisboa e Benfica – o maior e mais popular clube de Portugal – pouco há a acrescentar ao que já foi exaustivamente dito, com excepção, naturalmente, da prosápia néscia dos ressentidos do costume. O clube encarnado foi de uma superioridade avassaladoramente brilhante, pelo que, esta conquista foi o corolário dessa excelência que, jornada após jornada, nos foi oferecida por esses campos do país.

A festa foi bonita, e é, de facto, impressionante, voltar a constatar a força social desta centenária instituição, sobretudo se atentarmos à dimensão do país que a acolhe.
Cabe agora ao clube da Luz não deixar emperrar esta mola, tal como aconteceu após o título de 2004/2005, e continuar nesta senda que tem como destino, que é natural, a hegemonia em Portugal, e também, o regresso em força ao topo do futebol europeu.

1 comment:

Catenaccio said...

Olá Paulo,

As imagens são sobre a festa, mas as palavras são sobre o futuro desportivo que se aproxima.

Penso que não devemos dar muita importância às frases sobre conquistas europeias, antes do clube se estabilizar como vencedor interno, conquistando a hegemonia nacional. Como muito bem escreveste, a temporada com o Koeman trouxe várias alegrias extra-fronteiras mas, no final, a época não foi sinónimo de sucesso. Há que aprender com isso.

A verdade é que existem diversos colossos europeus com outra capacidade financeira para contarem com um plantel mais recheado de qualidade e homogéneo nessas soluções (alternativas) óptimas. É claro que no futebol nada é impossível, pois o 'timing' futebolístico, assente na carreira desportiva, e as próprias circunstâncias do sorteio, podem condicionar uma passagem à fase posterior. Contudo, não tenhamos ilusões: existem uns 10/12 clubes com maiores hipóteses de vencerem uma champions league e não creio que esse deva ser o objectivo prioritário. Uma campanha digna será aceitável e o mais expectável.

Depois, é natural que pensemos que a competição nacional vai ser mais apertada, pois os rivais irão, obviamente, obstar ao título conquistado este ano. Partimos na pole position, mas quem tem o poder de decisão não se deve 'embriagar' pelo êxito de 2009/10. O caminho deve continuar a ser traçado com o maior rigor possível, não cedendo a questões do foro sentimental, mas puxando à racionalidade na hora de decidir quais os nomes que farão parte do plantel da próxima época. Neste sentido, as semanas/meses seguintes serão da máxima importância, pois as escolhas de hoje serão os resultados de amanhã.

Abraço.