Sunday, December 13, 2009

Descubra as diferenças


Têm a mesma profissão e encontram-se ambos munidos das mais conceituadas qualificações.
Um e outro ainda não confirmaram o potencial que muitos lhes reconheceram – e alguns continuam teimosamente e incompreensivelmente a reconhecer – para além de que coleccionam mais insucessos que sucessos ao longo das respectivas carreiras.

Um e outro ao chegarem ao seu actual posto de trabalho preocuparam-se mais consigo próprios do que com a real situação da entidade que os empregou. Quiseram marcar a diferença, obliterando e até enxovalhando o trabalho dos antecessores. Encetaram uma revolução que era de todo desaconselhável pois até o mais imberbe dos observadores sabe que a mesma, nos respectivos contextos, seria apenas contraproducente.

Um e outro não tiveram capacidade para perceber que a única coisa inteligente a ter sido feita era precisamente o contrário do que fizeram, ou seja, terem aproveitado qualquer coisa do que estava realizado – ainda que essa coisa fosse totalmente contrária às suas ideias, pelo menos era algo de consolidado – e terem construído aí o princípio de algo que, com o tempo, fosse, então sim, evoluindo no sentido das suas concepções para as respectivas entidades patronais. Mas não, a ânsia de afirmação tolheu-lhes a racionalidade e os resultados estão à vista.

A única, e se calhar grande diferença, é que um tem como colaboradores meia dúzia de executantes que estão entre os melhores da profissão, e também contou com alguma ajuda de terceiros para alcançar os seus intentos (ai se a Suécia ganha à Dinamarca…), já o outro não se pode gabar do mesmo…

Agora fazem todo o sentido as palavras de José Eduardo Bettencourt acerca das saudades que Paulo Bento acabaria por suscitar em algumas pessoas.

1 comment:

FutebolStorming said...

Carvalhal na minha opinião já demonstrou trabalho bem efectuado por onde passou: afinal de contas foi a uma final com, na altura, o "desconhecido" Leixões; ganhou uma Taça da Liga com o Setúbal. Enfim..esperemos para ver.

Quanto ao nosso seleccionador, creio que também merece o nosso benefício da dúvida. Muito elogiado por Sir Alex (por alguma coisa deve ser) conseguiu afinal de contas qualificar Portugal numa fase claramente difícil onde a transição é difícil de fazer.

http://futebolstorming.blogspot.com

Onde o futebol é visto a quatro dimensões! Visitem!