Monday, December 07, 2009

Flamengo campeão brasileiro

No Rio de Janeiro, e um pouco por todo o Brasil e resto do Mundo, onde quer que haja um brasileiro adepto das cores rubro-negras, iniciar-se-á um Carnaval bem antecipado. O Flamengo sagrou-se campeão brasileiro, 17 anos depois da última conquista, pondo assim fim à hegemonia que o São Paulo F.C. tem exibido nos últimos anos.

A equipa da Gávea foi guiada no banco por Andrade – uma velha glória do “mengão” que fez parte de uma das melhores equipas da história do clube, com Zico, Adílio, entre outros. Andrade pegou na equipa à 14ª jornada, ocupava esta a 7ª posição da tabela e de imediato se socorreu da experiência de alguns jogadores do plantel para iniciar este percurso glorioso que terminou ontem. O novo treinador também alterou aos poucos a maneira de jogar da equipa, desde logo, substituindo a habitual defesa a três que o seu antecessor utilizava, por uma linha de quatro defesas, estruturando a equipa em 4x4x2 ou 4x5x1.

Para além de estarem atrasados em relação às equipas que andaram o campeonato todo nos primeiros lugares, os rubro-negros viram-se privados de um dos seus mais influentes jogadores aquando da abertura da janela de transferências – Ibson partiu para o campeonato russo e deixou a equipa algo órfã de criatividade – o que adensou as dificuldades em termos de construção de jogo. E não foi apenas essa a única perda do clube. O avançado Obina partiu para o Palmeiras, Emerson para os Emirados Árabes Unidos, Josiel para o México...
Perante este quadro, o astuto Andrade deu a batuta do meio campo ao experiente Petkovic (37 anos), e claro, continuou a confiar na capacidade goleadora de Adriano. Não foi assim muito difícil para o Sérvio, em conjunto, com o "imperador" Adriano, tornarem-se os dois grandes símbolos da equipa, jornada após jornada.
Apesar disso, também outros jogadores merecem destaque nesta conquista. O defesa/ala Léo Moura, o também experiente Maldonado, o "meia" Zé Roberto e o guarda-redes Bruno, foram também figuras emblemáticas da equipa do Rio.

Ontem, com 85.000 nas bancadas do Maracanã, o Flamengo teve que sofrer, pois foi necessário dar a volta a um resultado desfavorável. O Grémio contribuía para que o seu arqui-rival Inter pudesse ser o campeão, no entanto, mais uma vez, foi a experiência a resolver a contenda. O sérvio Petkovic – que até estava para ser substituído nesse momento – bateu o pontapé de canto que materializaria o golo do título, marcado por um outro veterano do plantel. Ronaldo Angelim cabeceou a bola para o fundo das redes gremistas, dando assim o tão desejado título de campeão brasileiro ao maior clube do país.

3 comments:

Anonymous said...

No Brasil mas especialmente de Portugal, ontem fui impedido de ver o Benfica na CASA DO BENFICA de Leiria porque ia dar o Flamengo. Fui com 8 amigos Benfiquistas e fomos todos expulsos da casa do BENFICA por causa do Fla. Imaginem, que até a casa dos lagartos cá do sítio passava o Benfica....


ass: ÀBenfica

rfmcweb said...

Nao deixem de apoiar a vossa selecçao!

http://apoiaportugal.blogspot.com/

Unknown said...

Foi um titulo muito sofrido, mas justo.

Nós seguimos o vosso blog, façam o mesmo com o nosso.

Um abraço