Wednesday, November 14, 2007

Raúl Tamudo: Uma vida de golos dedicada ao Espanyol



"Este clube tem sido a minha vida e é a melhor coisa que pode acontecer a um jogador saído das camadas jovens".

Raúl Tamudo


Raúl Tamudo é um daqueles jogadores que nunca representou um clube proporcional à sua dimensão como futebolista, facto que causa alguma estranheza. Também no que respeita a representar o seu país, o jogador tem o módico registo de apenas 12 internacionalizações pela selecção principal do país vizinho. Foi em Agosto de 2000 que se estreou na selecção espanhola, lançado por José António Camacho. Recentemente convocado por Luís Aragonés, Tamudo foi lesto em justificar a decisão do seleccionador, pois apontou o primeiro golo frente à selecção dinamarquesa, em jogo da fase de qualificação para o Euro 2008, jogo que a selecção espanhola viria a vencer por 2-1.

Raúl Tamudo formou-se como jogador no clube que representou desde sempre, desde a época 1996/1997, sendo que pelo meio houve um curto interregno de empréstimos a Lleida e Alavés nas épocas 1997/1998 e 1998/1999. Recentemente, consagrou-se como o maior goleador da história do RCD Espanyol, ultrapassando Rafa Marañón. Os golos que igualaram e superaram o anterior registo (111 e 112, respectivamente), foram apontados, curiosamente, em Camp Nou, frente ao rival Barcelona, clube que - diz-se - o terá rejeitado no início da sua carreira. Esses dois golos acabaram por impedir o colosso catalão de conseguir o título espanhol em 2006/2007.

O mundo do futebol tem destas coisas estranhas. Este "mortífero" goleador apenas ostenta duas Copas do Rey, uma Copa da Catalunha e uma medalha de prata dos jogos olímpicos de 2001 em Sidney. Não se sabe se a sua "sala de troféus" se ficará por aqui, a única certeza que se pode ter é a de que Tamudo, para já, continuará a beijar o emblema do seu Espanyol - forma de celebrar os golos que marca semana após semana na liga espanhola.

2 comments:

Diogo Ferreira said...

Raúl sempre foi destaque por onde passou por isso não poderia ser diferente. Além disso, em jogos pela seleção ele é o Astro principal, o que demonstra seu potencial.

Gostaria de aproveitar e pergunta a você se poderia fazer parceria com meu Blog?

http://ConfionoMengao.blogspot.com

E também, para perguntar outra coisa: - Como você colocou essa figura do Na Cal direcionada? e em tamanho reduzido?

Abração, ainda tô aprendendo nesse mundo de blogueiros.

Paulo Santos said...

Companheiro, desculpe lá, só estar a responder agora, mas tenho andado algo desligado destas lides.

Claro que faço pareceria. Já coloquei seu link.

A figura do Na Cal, na página deles, penso que por baixo da figura tem lá o código html, é só copiar e colocar no seu template.


Abraço, e já agora, dizer que um dos clubes com que mais simpatizo no Brasil, apesar das raízes portuguesas do Vasco, é o Flamengo.

Boa sorte para o "mengão" que esta época este bem, e abraço.