Thursday, November 22, 2007

God save the english football


O mítico estádio de Wembley assistiu ontem ao maior desastre da selecção inglesa nas últimas décadas, a não qualificação para uma fase final de um Europeu de futebol.
O astuto Gus Hiddink tinha feito essa previsão, que no fundo não passou de um auto de fé e também de uma estratégia de motivação para os jogadores russos.

Esta situação encerra uma reflexão mais profunda acerca da fase que o futebol inglês atravessa. Inglaterra possui uma das ligas europeias que mais dinheiro gera, quiçá a mais mediática também, chegando a ser chamada de NBA do futebol. No entanto, importa referir que 60% dos jogadores da liga inglesa não são ingleses. Nos últimos anos, o número de estrangeiros que migram para o futebol inglês tem vindo a aumentar de forma significativa, em contrapartida, o número de ingleses que procuram outros destinos futebolísticos é muito reduzido, insignificante mesmo. Esta época, nas principais ligas europeias, apenas se detecta um futebolista inglês na liga espanhola, ao serviço do Múrcia e outro em França, no Nice, e claro, não esquecendo o spice boy Beckam recentemente seduzido pela aventura do soccer. Até mesmo dentro do Reino Unido, na liga mais relevante, a escocesa, apenas jogam 28 futebolistas ingleses.



É inegável a existência de qualidade no lote de jogadores que nos últimos anos têm representado a selecção da velha Albion. Também se reconhece que se está a assistir a uma natural fase de transição com a inclusão de vários jovens nas chamadas à selecção, como sejam, Aaron Lennon, Downing, Wright Phillips, Jermain Defoe, Micah Richards, entre outros que já espreitam essa possibilidade pela janela da selecção sub-21 (David Nuggent, Gabriel Agbonlahor e Theo walcott). De assinalar, contudo, que com excepção de Micah Richards, todos os restantes jogadores são avançados ou médios de ataque. Nota-se assim uma carência de jogadores, sobretudo para o sector defensivo, que possam vir a substituir jogadores já com alguma antiguidade como Sol Campbell, Ferdinand, Neville, Ledley King e Carragher. No meio campo, Gerrard e Lampard ainda terão seguramente muito tempo para representar o seu país, há também Carrick, Hargreaves e pouco mais.
Com isto não se pode dizer para já que há falta de jogadores, contudo comparando com outras selecções,a longo prazo, e com as circunstâncias referidas, poderá vir a haver alguma míngua em alguns sectores específicos. A Alemanha passou por algo semelhante em 2000, mas aí devido a um certo retardamento numa renovação que já se impunha há algum tempo.

Um outro aspecto, porventura ainda mais pertinente, é o facto de hoje em dia não haver um treinador inglês de referência. Longe vão os tempos de Paisley; Brian Clough; Alf Ramsey ou Bobby Robson – curiosamente apenas os dois últimos foram seleccionadores nacionais. Na realidade qualquer um destes nomes está inscrito nas páginas douradas do futebol inglês, com títulos conquistados dentro e fora de portas do país de sua majestade. Actualmente, os principais clubes ingleses estão a ser orientados por treinadores estrangeiros. Sven Goran Eriksson, foi o primeiro seleccionador estrangeiro a estar à frente da selecção de um país conservador nos hábitos e também no futebol, porém, a sua chegada à selecção nunca foi bem vista pela inenarrável imprensa inglesa, tendo o treinador sueco sido alvo das maiores tropelias, como especulações fabricadas em torno da sua vida privada, e até mesmo de estratagemas com o objectivo de pôr o seu nome em causa, tendo acabado por ser injustamente afastado do cargo, em função de duas eliminações através da lotaria das penalidades, como todos os portugueses, bem, se recordam.

Agora após o afastamento de Steve Mc Laren, os nomes que têm surgido, são, precisamente de treinadores estrangeiros, José Mourinho, Luís Filipe Scolari e o Norte-Irlandês, Martin O`Neill, actual treinador do Aston Villa que antes de rumar a Inglaterra, esteve seis épocas ao serviço do Celtic de Glasgow. Seja quem for, seguramente terá árduo trabalho pela frente.

1 comment:

Diogo Ferreira said...

Sem problemas! Já coloquei o seu também e pode ficar claro que sempre que eu tiver tempo estarei lendo e postando! ;)

Abração!