Friday, February 09, 2007

SL Benfica no top 20 do «Football Money League»

Antes de mais importa clarificar o seguinte: O Sport Lisboa e Benfica ocupa a 20ª posição no ranking da "Football Money League", ou seja, o relatório que a Deloitte emite relativamente aos clubes que mais receitas realizaram na época transacta. Essas receitas dizem respeito aos seguintes parâmetros: as receitas de dias de jogos; receitas dos direitos de transmissões televisivas; as verbas atribuídas pela UEFA no âmbito da Champions e Taça Uefa e as receitas provenientes da área de merchandising.

Ora isto é ligeiramente diferente daquilo que circula em alguns órgãos de comunicação social, designadamente, que o Benfica é um dos clubes mais ricos do mundo. Tal como o administrador executivo da Benfica SAD - Domingos Soares Oliveira - fez questão de ressalvar, o Benfica «tem ainda muitos encargos para pagar».

Não deixa, contudo, esta “distinção” de constituir um facto assinalável, que evidencia, acima de tudo, uma boa gestão e bons augúrios para o futuro do clube encarnado. Este facto ganha ainda maior ênfase quando se trata de um clube de um país cujo mercado futebolístico é sobremaneira inferior, em inúmeros aspectos, em relação aos mercados da maioria dos ocupantes do referido ranking. Sintomático disso são as receitas televisivas que nos maiores mercados representam 55 por cento das receitas, enquanto que em Portugal representa apenas 10 por cento. A parca qualidade e competitividade do futebol português, os encargos que o clube ainda tem para pagar, o contrato, nada vantajoso, celebrado [a cumprir até 2012/2013] com a Olivedesportos para as transmissões televisivas são consideráveis obstáculos para que o clube encarnado, apesar deste feito, não possa “ombrear” com muitos clubes de outros países (muitos deles nem precisam de estar neste ranking) em termos de capacidade de atrair os melhores jogadores.
Neste quadro importa ainda destacar a manifesta importância da numerosa massa adepta e associativa do Benfica (que a direcção tem sabido capitalizar) e a importância que tem a participação na prova máxima de clubes do futebol europeu.

1 comment:

andre_vedder said...

Ola pessoal…
Toda a Jornada da Taça UEFA já disponível.
Basta entrares para poderes confirmar aonde podes ver os jogos da Taça Uefa.
Obrigado

www.futebolnatv.blogspot.com