Monday, July 10, 2006

Itália campeã do mundo


Em 1982, o futebol italiano vivia um escândalo relacionado com apostas ilegais, a selecção chegou ao mundial disputado em Espanha e venceu-o, ultrapassando as poderosas selecções do Brasil e da Argentina, agora 24 anos depois, temos o “calciocaos”, e de novo a Itália campeã do mundo.

Sobre a Itália já escrevi algumas coisas, e o jogo de ontem pouco ou nada trouxe de novidade em relação à sua forma de jogar - apenas a primeira repetição de um onze neste mundial por parte de Lippi - em termos de sistema táctico, algo entre o 4x2x3x1 e o 4x4x1x1. A França fiel ao seu sistema (4x2x3x1) e ao seu onze (poucas vezes mudou ao longo dos vários jogos) até foi a equipa que parecia estar mais próxima da vitória, sobretudo ao longo da segunda parte e do prolongamento.

Ambas as equipas se apresentaram extremamente bem organizadas em termos defensivos, nesse sentido a França utilizou uma zona pressionante que procurava bloquear a construção do processo ofensivo da equipa italiana, e de facto, foi uma estratégia eficaz, sobretudo na segunda parte do jogo, em que os italianos raramente conseguiram libertar-se dessa pressão e consequentemente não conseguiam iniciar as transições ofensivas, daí que a estratégia passasse pelos passes longos para Iaquinta e Luca Toni, no entanto os defesas franceses estiveram sempre em grande nível. A Itália defendia à zona, mas mais em contenção, não pressionando em zonas tão adiantadas do terreno de jogo, ao contrário da equipa francesa. Ainda assim, não obstante os maiores sustos terem sido vividos pela defesa italiana, o empate subsistiu até ao final. O resto já se sabe, desta vez os italianos não se deram mal com as grandes penalidades e levam o troféu pela quarta vez, passando a ser o segundo país com maior número de mundiais ganhos, logo atrás do Brasil.

1 comment:

Mesmica said...

Bahhhhhhhh
Bahhhhhhhh
Bahhhhhhhh