Saturday, January 02, 2010

Algumas notas de 2009

Do melhor que se viu em termos futebolísticos no ano findo, foi, inequivocamente, o futebol praticado pelo F.C. Barcelona, seguramente algo que ganhou um lugar na história do futebol. Depois da glorificação do “defensivismo” que tem vindo a crescer ano após ano, sensivelmente desde a década de 80, era necessário que surgisse um projecto futebolístico como é o de Pep Guardiola, e como também foi o do seu antecessor e mestre Cruiyff. Mas mais importante que isso é o facto de este projecto ser bem sucedido, isto é, ter resultados, e este Barca alcançou todos os títulos que poderia alcançar. Fantástico!

Se este ano os culés manterão essa bitola, é que já é algo que faz suscitar algumas reticências. Desde logo devido à eterna cultura de conflito instalada na instituição, que é, no fundo, uma das grandes razões da sua existência, senão a única mesmo – a afirmação perante o poder centralizador de Madrid, e que no futebol, é representado pelo Real Madrid. Normalmente depois de uma ou duas épocas de sucesso, o clube catalão afunda-se com imbróglios internos, politiquices e outras coisas do género, algo que não passa, afinal, do esvaziamento do balão da afirmação perante os rivais. Foi assim no tempo de Cruyff, foi assim há bem pouco tempo com Rijkaard, e este ano, já se começam a fazer sentir alguns sintomas disso mesmo. Basta andar atento à imprensa desportiva do país vizinho. É como diz um amigo meu: “o Barcelona não sabe ser feliz”.

Por cá, depois do rotundo falhanço que foi a aposta em Quique Flores, o SL Benfica parece, finalmente, ter encontrado um treinador capaz de devolver ao clube aquilo que dele anda arredado há tantos anos. O clube encarnado tem uma equipa à imagem de outras equipas memoráveis do seu passado e pratica um futebol fabuloso que tem arrastado a sua inigualável massa adepta atrás de si para todo o lado. A dinâmica é grande, dentro e fora dos relvados, e quando assim é, tudo se torna mais fácil. No entanto, como se sabe, a factura da grandeza por vezes é muito grande. E não falta quem esteja a esta hora a ranger os dentes com ânsia de uma derrocada do clube da Luz. Só em Maio, se saberá se este Benfica aliará à sua qualidade futebolística os indispensáveis resultados, mas para já, é a equipa, obviamente, mais talhada para o conseguir.

Por falar em derrocadas, do outro lado da segunda circular, rebentou a bolha da ilusão. Bastou aparecer um Benfica forte, e um intrometido Sp. Braga, para que afinal ficasse visto à saciedade que a política da míngua, associada a uma aposta forte no produto da Academia não é suficiente para andar em certas andanças. Os resultados dos últimos anos derivaram mais do demérito dos outros do que do mérito desta falaciosa estratégia, se é que se pode utilizar esta palavra. A coisa ainda piorou mais a partir do momento em que a âncora desta ideia de projecto desportivo, acabou por dar um murro na mesa e decidiu abandonar o barco. A partir desse momento o desnorte é total e até risível. Então não é que os alvos do mercado são os produtos da formação do eterno rival que até abandonou a actividade formativa durante anos…

Para finalizar, que 2010 traga muito espectáculo, é o que se deseja para que o mesmo nos vá fazendo esquecer as crises que nos assolam. É sem dúvida um excelente remédio, e este ano, ainda por cima, é ano de Mundial. Mas antes disso, ainda teremos agora a Taça das Nações Africanas já este mês.

Um óptimo 2010 para todos os que por aqui passam, com muita saúde, acima de tudo.

3 comments:

Raphael Ferreira said...

Olá Paulo
Estou aqui no seu país, desde o dia 23 de dezembro. Adorei passar o Natal e a Passagem de Ano no Porto. Vou nos próximos dias para LISBOA. Queria entrevistar você pessoalmente para o meu blog, já que náo deu para fazer por email. Você acha possível? Se tiver um tempo, passe lá no meu blog - coloquei tudo que vi até agora, sobre os estádios. Lógico que náo é como os seus posts, mas para mim sáo importantes porque mostram o quanto tudo tem me impressionado. Volto para o Brasil no meio de janeiro 2010. Aguardo suas notícias.
Raphael Ferreira
raphaelferreira10.wordpress.com

Nuno said...

Bom Ano, Paulo! Temos de ir à Luz, brevemente...

Um abraço!

Filipe Futebol Total said...

muito bom o blog, parabens, passa no meu quando poderes

http://filipefuteboltotal.blogspot.com/
cumps