Wednesday, November 18, 2009

O refugo em Alvalade

A contratação envergonhada de Carlos Carvalhal faz luz sobre as afirmações de Bettencourt aquando da conferência de imprensa referente à demissão de Paulo Bento, onde deu a entender que os sportinguistas ainda iriam sentir saudades do treinador demissionário.
Carvalhal ganha assim o estatuto de “refugo”, o que até nem é descabido para um treinador que, desde que abandonou um dos poucos trabalhos assinaláveis (só teve dois), conta com duas ou três vitórias.

Claro que há quem se apresse em louvar o mérito da escolha. Carvalhal é o moderno da periodização táctica. Sinceramente a única periodização que se lhe viu recentemente foi a periodização (longa) com que os seus pupilos ficavam deitados na relva do estádio da Luz, durante aquilo que foi um dos maiores hinos ao antijogo que se viu no futebol luso.

Bom, mas pelo menos agora os doutos que criticavam o Paulo Bento pelo facto de este apenas conhecer o sistema do losango, agora vão passar a ter um treinador que apenas conhece o 4x3x3. Ironias à parte, essa foi das mais estapafúrdias críticas que foi feita a Paulo Bento.

Mas, voltando a Carvalhal, é verdadeiramente impressionante a forma como certos treinadores, depois de revelarem um rol interminável de falhanços e incompetências, continuam a ter uma imprensa e uma crítica, de uma maneira geral, tão favorável e simpática. Em sentido contrário há outros que ao mínimo deslize vão parar à “fogueira” sem grandes demoras…

14 comments:

Anonymous said...

Tal como Jesus que já desceu uns poucos clubes e não foi metido em causa o seu petencial porque fez um trabalho razoavel nos ultimos 3/4 anos, basta olhar para o seu curriculo para perceber que nunca ganhou nada. No Braga ao contrário que muitos dizem fez um mau trabalho para o plantel que tinha, pois Domingos com menos está a fazer mais.Por isso, esta conversa é só para encher pneus de quem diz mal por dizer, sem saber bem o que diz.

Catenaccio said...

O Jesus no Braga ficou em 5.º lugar na Liga Sagres e atingiu os 1/8 final da Taça UEFA, agora conhecida como Taça Europa.

Vejamos o que fará Domingos, em termos nacionais, sendo que na Europa estamos conversados...

JP said...

"...os doutos que criticavam..."
"...há quem se apresse em louvar..."
"...uma imprensa e uma crítica de uma maneira geral tão favorável..."

Para quem se preocupa tanto com a ignorancia dos outros esta aqui uma opiniao bastante basica.

Andas a escrever longos textos sobre mourinho e vboas mas se calhar nao percebes muito do que falas. Se calhar no dia em que começarem a perder vais dizer o mesmo que dizes do carvalhal.

Enfim, ignorancia? ha muita...

apenasfutebol said...

Anónimo, comparar Carvalhal com Jorge Jesus, só de má fé. Não se compara o incomparável. Pesquise um pouco e verá que para além de estar mal informado, ainda faz juizos de valor mal feitos.

JP, em primeiro lugar, este espaço é mesmo de opinião, e são de todos os tipos, das básicas às mais elaboradas, portanto o seu comentário não faz qualquer sentido. Depois eu não me preocupo minimamente com a ignorância dos outros, pelos vistos você é que anda preocupado com a minha. Agradeço, mas os seus reparos a esse respeito continuam a não fazer muito sentido.

Anonymous said...

Catenaccio, swi bem do que jesus fez, mas olha bem o curriculo dele nos mesmos anos e ve quem ganhou mais, sendo o anoe meio mais negativo de Carvalhal, sem duvida este que passou.Mas o Braga tinha melhor equipa que este ano tem o Domingos que esta a fazer melhor que o Jesus até ver.

Apenas Futebol, eu já pesquisei e ate te posso dar o curriculo completo de Jesus na passagem pelos clunes que teve, que te digo as subias e as descidas, e em que anos foram, tal como carvalhal, e tambem me esquecia...os titulos de jesus, ah esse ainda nao tem, mas os de Carvalhal posso te dar.

mas faz esse trabalho e depois vais ver quem tem razão, e até te faço um desenho a explicar bem tudo se quiseres...Mas para não ficares mal, pesquisa e falas depois, para não te envergonhares,,,,

Anonymous said...

O meu teclado não esta muito bom, por isso peço desculpa...

apenasfutebol said...

Caro Anónimo,

Peço desculpa, mas tenho mais que fazer do que ir à procura de dados estatísticos para uma causa que, ainda por cima, nem é minha. Caso ainda não tenha reparado, o post que deu origem a esta sua cruzada refere-se apenas a Carlos Carvalhal, o meu caro é que o transformou numa confrontação (absurda, porque para além dessa comparação não fazer parte do post, nem sequer pode ser feita em rigor...) entre Jorge Jesus e Carlos Carvalhal. Como tal, quem aqui parece ter alguma coisa a provar não sou eu. Por isso força, se isso o faz sentir melhor, e se reforça a sua crença em Carvalhal, avance com a coisa.

Obrigado pela visita. Volte sempre.

Friend said...

Cá vai alguns dados para analisar, uma vez que vi que aconselha ir pesquisar antes de o fazer, pois quem não devia falar era eu, uma vez que estou a falar com alguém que não sabe o que diz ao certo, mas dou um desconto talvez por ser o coração a falar..

O Jesus:

92/93 desceu o Amora
95/96 desceu o Felgueiras em 16 lugar
01/02 ficou em 13 lugar com Setúbal, a beira da despromoção.
03/04 ficou em 14 com Guimarães.
04/05 desceu o Moreirense.
05/06 Leiria em 7 lugar
07/08 8 Lugar com Belenenses

Estamos aqui a falar de épocas que correrm mal, tal como alguns estão a fazer com Carvalhal.

Carvalhal teve despedimentos do Braga, Beira Mar, Asteras Tripolis e do Marítimo. Pode-se dizer que foi precisamente neste ultimo ano e meio depois de ter
VENCIDO a a taça pelo Setúbal que teve a sua pior fase, algo que muito poucos clubes nacionais a jogar nos pequenos clubes conseguem.

E o Carvalhal sempre foi conhecido nas suas equipas por estas jogarem bem, mas nem sempre os resultados apareceram...Mas por acaso dos últimos jogos que vi em Braga com Jesus, também vi a equipa jogar mal, e quem lá estava?!!Jesus.
E por isso deixa de ser bom treinador ou ser incompetente?!Não.

Mas, por meio mundo não gostar do Carvalhal e se achar que não é treinador para o Sporting, não quer dizer que todos concordamos, como não acho que Vilas Boas seja bom para ser tão falado, porque ainda vive da sombra do number one, só isso, mas para ti e outros se calhar era melhor.

Enfim, são pontos de vista, sem fundamento até por esse não tem , mas respeitados.

E isto não quer dizer que Carvalhal tenha sucesso, simplesmente deve-se opinar com mais racionalidade, até porque és dos que com certeza diriam que Jesualdo não era treinador para o Porto, mas já leva umas tacas e 3 campeonatos.

Friend said...

Anonimo..sou o "Friend"

Continuando...


Jesus só teve os seus resultados mais consolidados nos últimos 3/4 anos, e não foi pelos resultados, mas pela competência que demonstrou de meter as suas equipas a jogar e não pelos títulos ou lugares que obteve, até porque esses nem foram assim tão bons para as equipas que tinha.

Alias, o Carvalhal, também foi para Beira-Mar numa altura de crise a meio da época, e estava a começar a fazer um bom trabalho, quando guerras do clube e não por incompetência, em que houve eleições, fizeram com que o despedissem, mas vou refrescar memórias:

"...Num acto eleitoral muito concorrido, a lista liderada por Artur Filipe venceu de forma inequívoca a lista de Marques da Silva. Com o clube na 2ª liga, a direcção estabeleceu como meta a rápida subida da equipa à 1ª liga, mantendo Augusto Inácio no comando técnico. Nessa época, o Beira-Mar gastou o que tinha e o que não tinha. Apesar de jogar um futebol de fraquíssima qualidade, o objectivo de subir de divisão foi conseguido e, seria de esperar, que o futuro voltasse a trazer de novo a estabilidade ao Beira-Mar. Porém, cometeram-se muitos erros ao nível da política desportiva com grandes custos associados. Neste aspecto, Augusto Inácio, com a anuência da direcção, pareceu assumir os destinos directivos do clube e praticou uma série de actos que, ainda hoje, me custa a aceitar como lhe foram permitidos. No plano desportivo, as atenções centraram-se na vinda de Jardel e a performance da equipa foi fraquíssima, tendo o treinador saído para o campeonato grego ainda antes do final da primeira volta. Para o seu lugar, foi escolhido Carlos Carvalhal. O técnico mostrou-se disponível para garantir a manutenção do Beira-Mar na 1ª liga com pequenos ajustes no plantel. Pela mão de Carvalhal, recordo a vinda, por empréstimo do SC Braga, de Eduardo e Matheus, por exemplo.
-
A equipa começou a demonstrar francos sinais de recuperação, mas no plano financeiro, as asneiras cometidas na era Inácio obrigaram o clube a antecipar receitas, nomeadamente, as referentes ao contrato de direitos televisivos, fazendo com que, ainda antes do meio da época, o clube já não tivesse verbas para satisfazer os compromissos assumidos. E é neste contexto que aparece um “milagre”, nas palavras de Artur Filipe, chamado Inverfutbol. Aquela empresa espanhola emprestou dinheiro ao Beira-Mar, exigiu a vinda de um treinador espanhol (Paço Soler) e colocou uma dúzia de jogadores no plantel, obrigando a uma revolução de Inverno na equipa e à saída de Carlos Carvalhal do comando técnico.
-
Como era fácil de prever (para mim era e os meus escritos na altura confirmam), esta decisão assumida pela direcção sem consultar ninguém (nem o Conselho Geral foi ouvido previamente) revelou-se um desastre no plano desportivo. O clube desceu de divisão, teve que entregar passes de atletas juniores à Inverfutbol e ainda ficou uma dívida àquela empresa espanhola que, nos dias de hoje, ainda subsiste (entretanto, agravada com juros)". In Bancada Norte

Acompanhei de perto a situação, só que muitos esquecem pormenores e falam avulsamente.

Continua...

Friend said...

....

Carvalhal assinou com Marítimo em 24 Fevereiro, depois de Lori Sandri [bom técnico e consagrado no Brasil] ser despedido, e como sabemos este clube não é propriamente uma casa de bons costumes, basta ver quantos treinadores tem tido nos últimos anos, tal como Braga que na altura do Carvalhal, passaram lá 3 ou 4 treinadores nessa época entre eles o Jorge Costa [que tambem não esteve lá muita sorte nesse clube], Rogério Gonçalves e uns jogos o Aloísio em transição, o que revela bem que não foi só o treinador...

No entanto nem sempre a sorte acompanha os audazes, pois na Grécia trabalhou bem num clube que tinha ficado em 7 classificado, praticavam bom futebol, os resultados é que não apareciam como esperado e saiu com a equipa em 12 lugar a 11 Novembro com 3 derrotas [ fora com Olympiacos,Levadiakos e AEK Atenas] que não é nada de estranho perante pelo menos 2 grandes equipas, teve ainda 5 empates e uma vitória que precipitaram a sua saída, face a pontuação, mas com a equipa técnica que veio a não conseguir melhor que ficar nesse lugar no final de época..

Ficou inscrito na história do futebol português quando em 2001/2002 foi o 1º treinador (e até ao momento único) que conseguiu qualificar uma equipa (Leixões) da 2ª Divisão B para a final da Taça de Portugal (perdeu com o Sporting por 1-0) e consequentemente garantir um lugar na Taça UEFA.

Em 2007/2008, no Vitória de Setúbal, venceu a 1ª edição da Taça da Liga (frente ao Sporting), garantindo uma presença na Taça UEFA e alcançou os quartos de final da Taça de Portugal.


Isto de dizer mal tem muito que se lhe diga sem conhecer tudo ao pormenor, por isso pode ter falhado em alguns momentos, mas com certeza terá muitas virtudes, tal como outros que hoje são consagrados...

Bem penso que temos bem elucidados com pormenores, para saberes bem do que estamos a falar, e não só falar de boca para fora, pois assim nós conseguimos ter uma conversa racional, sem nos agredirmos verbalmente, pois acima de tudo tenho trocado ideias, para nos tentarmos valorizar e podermos falar com argumentos válidos e não só porque não gostamos deste ou daquele porque...!!!

Eu não digo que Carvalhal seja um treinador de topo [ainda], mas pode ter a oportunidade de demonstrar que está muito acima do que muitos falam, e que tem muita qualidade, pois trabalha ao nível dos melhores, como considero Jesus, não pelos títulos que conquistou ou resultados, mas pelos seus princípios e do que tem vindo a fazer ao longo dos anos.

Agora resta aguardar e ver como correm as coisas, pois o plantel do Sporting e limitado, mas tem lá qualidade para fazer melhor que Bento, mas com um ou outro reforço pode melhorar, por isso, opinamos depois acerca do seu trabalho [não só de resultados], mas acima de tudo jogo e seus princípios. Acima tudo desejo-lhe sorte, assim como a Jesus do qual sempre afirmei tinha grandes qualidades.

Bem, aqui não está em causa quem é melhor ou não, está simplesmente a razão, onde pelo curriculo de um e outro Carvalhal está melhor, simplesmente isso.

Agora isso não quer dizer que seja melhor ou pior, quer dizer que já fez trabalho, tal como Jesus, e não é por um estar num clube ou em outro que se bota abaixo e se vangloria os treinadores.

Fica Bem

apenasfutebol said...
This comment has been removed by the author.
apenasfutebol said...

Caro anónimo ou friend ou lá o que é o meu caro, antes de mais, quero saúdá-lo por tamanho empreendimento, o que não estranho, pois esta é uma causa apenas sua. Como já lhe disse, este texto não tem nada a ver com comparações entre treinadores...

Mas pronto, ainda pensei que pudesse aprender alguma coisa consigo, mas já vi que não, o meu caro é afinal muito fraquinho. Desde logo, porque comparar o percurso de dois treinadores que não têm, nem de perto nem de longe, os mesmos anos de carreira só pode ser uma piada.

Mas pronto, ainda que a coisa fizesse algum sentido devo dizer-lhe que a informação que copiou algures e que aqui colou está cheia de falácias. Desde logo colocar aí a época 07/08 com o Belenenses, de Jorge Jesus, é algo que só aceito por má fé, já que esse 8º lugar resulta de uma despromoção na secretaria – algo de que, obviamente, o treinador não tem a menor responsabilidade. No campo o Belenenses teria ficado em 6º lugar com os mesmos pontos do Marítimo e consequente apuramento para a Taça Uefa, pela 2ª época consecutiva...

A época no Moreirense é algo também que só pode resultar de ignorância ou má fé, já que Jorge Jesus entra no à 27ª jornada com o clube em penúltimo lugar com 25 pontos, era uma missão quase impossível, ainda assim Jesus fez 9 pontos em 7 jogos, incluindo um empate caseiro com o FC Porto e acabou a 4 pontos da salvação. Para além de que a melhoria do futebol da equipa foi uma evidência na altura para toda a crítica. O meu caro conhece tantos sítios de onde copiar coisas, decerto não terá grandes dificuldades em encontrar estas referências.

Considerar a época de Guimarães um fracasso, também apenas me consegue sugerir uma enorme gargalhada. Então o Jorge Jesus salva a equipa de uma descida de divisão anunciada e a época é um fracasso?! Jorge Jesus entra no Vitória á 14ª jornada – numa altura de enorme turbulência – com o clube nos lugares de despromoção, termina em 14º lugar, isto com anúncios ao longo da época de que iria ser substituído por Toni e – os últimos “incêndios” de Pimenta Machado na altura – e outras perturbações que já eram o prenúncio da crise que o Vitória iria iniciar e que desembocaria na descida de divisão duas épocas depois.

O 7º lugar com o Leira é um fracasso?! Sobre isto nem há nada a dizer…

Portanto meu caro, apesar, de – volto a dizer – ter vindo aqui iniciar uma cruzada sem sentido, já que o texto que lhe deu origem não tem qualquer relação com a mesma, ainda vem com argumentos falaciosos. Mas eu até o entendo, já que este seu devaneio deve derivar daquilo que Paulo Bento designou de “complexo de inferioridade com o Benfica” – aquele que, no seu entender, terá que acabar…é a a única explicação que consigo encontrar para tamanho disparate.

Apesar de tudo, ainda me fez perder mais uns minutinhos consigo, mas agora foram mesmo os últimos.

Mais uma vez, obrigado pela visita e volte sempre.

Friend said...

Tanto são uma falasia os meus textos que não copiei de lado de nenhum, fui eu que os fiz, são as suas observações pela pouca capacidade de encaixar a critica.

Diz que não fez comparações, está certo, mas vir com um post a denegrir um treinador que empatou com todo o mérito na Luz, mesmo que o Benfica tenha atacado mais, não marcou e é no mínimo falacioso também a forma como fala de um treinador que tem mais curriculo que Jesus, o seu clube.

Depois, olha para os fracassos e virtudes de Jesus, de uma forma diferente que vê em Carvalhal, que como diz e bem, com menos tempo [alguns anos] como treinador tem mais estatuto no seu currículo que J.Jesus, com todo o respeito que merece, pois até levou um clube da II B[Leixões] a uma final da taça e a respectiva EUFA, ganhou uma taça da Liga, e ignora esses factos pelo fraco pecúlio de ano e meio a treinar clubes que outros não fizeram muito melhor, e que hoje são aclamados!

Tem o descaramento de dizer que Jesus não tem culpa neste clube e naquele, mas não olha de maneira igual para Carvalhal nos seus fracassos, que até nem sabe que no Braga passaram lá 4 misters no ano dele, que no Beira-Mar foi despedido por outras vicissitudes que nada tem de resultados, muito pelo contrario, e onde pecou foi precisamente no Marítimo e um pouco na Grécia num clube mediocre.

Sim, senhor, o amigo, em materia de construir o seu mundo opinatório, é realmente fabuloso, em que no fundo só aponta do lado que os seus olhos veem.

Tem razão meu caro já perdi muito tempo consigo também, pois para quem escreve o que escreve, não merece sequer comentários.

Quando escrever mal de alguém, como no post do Carvalhal fomente melhor os seus post, pois assim podemos debater ideias e não facciosismos.

apenasfutebol said...

Meu caro,

Eu tinha dito que não perdia mais tempo com este seu cavalo de batalha absurdo. Mas não consigo deixar apenas de lhe dar mais estes dados, para que reflicta e pense duas vezes antes de dizer baboseiras...


RENDIMENTO DE CARVALHAL

ÚLTIMO ANO - 11,5% de vitórias
ÚLTIMOS 5 ANOS - 26,9% de vitórias

NA CARREIRA (liga portuguesa e grega) - 28,2% vitórias.

dados publicados na edição de hoje do jornal Record

Isto não apaga a época com o Setúbal e a do Leixões...mas convenhamos para quem tem a cátedra da periodização táctica, a recomendação de mourinho etc, esperava-se um pouco mais, não sei...

Pode ser que ele agora no Sporting corresponda a todas as expectativas que nele depositaram...

Quanto a Jorge jesus, creio que o seu rendimento nos últimos anos dispensam grandes apresentações - 2 épocas no Belenenses onde atinge lugares europeus e uma final da Taça, uma época em Braga onde faz um brilharete na taça Uefa...e, claramente, ao contrário do que diz, evitar as descidas de Moreirende e Vitória de Guimarães, não foram insucessos, mas sim mais uns feitos para anexar aos mais recentes...

Se não quiser ver isto, é porque a clubite (no seu caso, sim) não deixa.


Passe bem