Friday, September 05, 2008

Ilusões

A selecção portuguesa de sub-21 está, depois do jogo de hoje, em Wembley, a um pequeno passo de falhar a qualificação para o próximo Campeonato da Europa. A exibição dos lusos pode considerar-se, no mínimo, confrangedora. Uma defesa de arrepiar, um meio campo estéril de ideias e um ataque que, não obstante terem sido raras as vezes em que a bola lá chegou em condições, também se revelou muito pouco produtivo. Também custa muito a entender a razão de o melhor médio ala deste conjunto não ter sequer saído do banco, sobretudo atendendo às prestações muito sofríveis de Vieirinha e Bruno Gama.

Este desaire só pode surpreender os mais distraídos, ou então aqueles que acreditam em histórias de embalar ou encantar. Esta selecção, em termos colectivos e individuais, há muito tempo que me parece ser excessivamente sobreavaliada. Hoje, os menos maus foram Patrício e Pereirinha, este último deslocado da posição onde poderia render muito mais…

Djaló e Moutinho são dos poucos deste escalão, a quem, facilmente, se antevê futuro na selecção principal. Os dois, bem como Antunes, teriam dado jeito em Wembley. Mas, claro, esses estão a servir de álibi para os louvores ao novo seleccionador nacional...

No comments: