Friday, February 15, 2008

Depressão benfiquista


Ontem, assim que me sentei no meu lugar no Estádio da Luz, não pude deixar de sentir um enorme calafrio ao ver um estádio com pouquíssimos adeptos encarnados e com uma enorme falange de apoio alemã que durante o jogo fez mais barulho do que os nossos. De facto, tal como uma ilustre benfiquista escreveu há umas semanas, o inferno da Luz não passa de uma memória…

Mas o pior estava para vir. Após o apito inicial, o Benfica arrancou para uma das piores exibições europeias da sua história. Uma equipa (?) mergulhada numa terrível depressão, sem uma ideia de jogo, que vive da capacidade individual dos seus jogadores, com destaque para Rui Costa que tem vindo a disfarçar, ao longo da época, a insuficiência ou inexistência de jogo colectivo do onze benfiquista. A depressão facilmente contamina as bancadas que, naturalmente, jogos após jogo, se vão despindo cada vez mais de público.

Já escrevi aqui inúmeras vezes acerca da péssima planificação desportiva para esta época, pelo que não me vou repetir, contudo, penso que será de sublinhar de forma inequívoca que a solução encontrada para esconder esses erros acabou por ser mais um enorme engano. Camacho é o único responsável pela esterilidade do futebol benfiquista. E não me venham falar em falta de qualidade do plantel, ontem no onze inicial estavam nove jogadores internacionais pelos seus países…

Ontem, Cardozo terá manifestado desagrado aquando da sua substituição. Não me espanta. O paraguaio – excelente jogador – tem sido das maiores vítimas do treinador, que teima em não entender a sua forma de jogar. Não foi ele que o escolheu, é certo, mas não é complicado perceber a qualidade do jogador e a forma melhor de a potenciar.
Raramente emparelhou Cardozo com um avançado complementar (Nuno Gomes), optando sempre por lançar o paraguaio sozinho para a teia de defesas contrária, agora que tem um avançado com características semelhantes, o espanhol já joga com dois avançados…

As ganas não chegam para formar uma equipa e pô-la a jogar futebol, é preciso um pouco mais, e em seis meses, nem as ganas se vêem, a não ser no discurso inócuo da bola que entra ou não entra, ou dos reforços que não vieram…

Era preciso coragem para dar um passo drástico, porque agora faz mais sentido do que no início da próxima época, já que haveria tempo para um planeamento consistente.
Para acabar esta temporada e tentar salvá-la o melhor possível, está lá no Seixal, um excelente treinador que o nosso futebol votou ao esquecimento nos últimos anos…

5 comments:

confionomengao said...

Estava lendo sua postagem e achei bastante interessante, acredito que o treinador não tenha deixado ele em campos, por motivos técnicos que não lhe agradam e não por não o ter indicado.

confionomengao said...

Comentei seu blog nessa postagem:
http://confionomengao.blogspot.com/2008/02/em-retribuio.html

Sabrina Machado said...

Parabéns pelo seu post.

boa sacada essa da depressão.

qnd puder visite meu blog

www.esportejornalismo.blogspot.com

Sidarta Martins said...

O Rui precisaria se aposentar em breve?

Paulo Santos said...

Obrigado a todos pelos comentários!

Diogo Ferreira: um dia destes terei imenso prazer em escrever algo sobre o Flamengo, e sem dúvida que o teu blog é uma grande referência.

Sabrina Machado: Obrigado. Vou visitar sem dúvida o teu blog.

Sidarta: Na minha opinião, o Rui jogaria mais uma época sem a menor dúvida. Há muito futebol naqueles pés e cabeça - sim porque o Rui é daqueles poucos que joga com a cabeça. Tem sido fantástico esta época, no entanto, há quem o empurre para o cargo de director desportivo. Na minha opinião, sem dúvida que o Rui dará um excelente director desportivo, pelo conhecimento que tem de tudo o que respeita ao futebol e sobretudo porque ama o clube como poucos, contudo, eu como benfiquista e amante do bom futebol, gostaria de o ver jogar mais uma época...