Wednesday, September 12, 2007

O fim de um ciclo


Antes de mais, importa referir que sempre apoiei Luís Filipe Scolari, reconhecendo-lhe todos os méritos que de facto ele tem vindo a granjear desde que desempenha a sua função.
A história desta fase de qualificação não tem enredo nem conteúdo. Exibições pobres, muito pobres, resultados negativos...
Ontem quase toda a gente percebeu que o principal problema da equipa portuguesa residia no seu estafado meio campo, o que acabava por estrangular a fluência do jogo português. Não basta colocar - com lentidão e previsibilidade - as bolas nos corredores laterais à espera que a criatividade dos alas resolva.
Scolari ontem "tomou" um "banho táctico" como se diz na gíria futebolística. O astuto e sapiente Javier Clemente percebeu o óbvio e alterou estruturalmente a sua equipa, enquanto o brasileiro apenas mexeu no sector crítico aos 76 minutos, sendo que antes disso já tinha abdicado do avançado-centro, anarquizando por completo a sua frente de ataque...
O golo sérvio (sim é irregular) adivinhava-se desde os primeiros minutos da segunda parte, e se faz sentido falar em justiça no que ao futebol diz respeito, então ele foi de todo merecido.
Para finalizar, penso que as cenas inqualificáveis no final do jogo terão que ditar inexoravelmente o afastamento imediato de Scolari do comando da selecção portuguesa. Exige-se uma tomada de posição muito forte por parte da FPF, isto para não falar do que poderá advir da UEFA.

No comments: