Thursday, August 23, 2007

Benfica: O fim do losango?

Pelo que já foi dado a entender, através da leitura de alguma imprensa desportiva, o novo treinador do Benfica, parece estar a querer enterrar o tão desdenhado losango.
As opções em termos de sistema, parecem assentar no 4x3x3 e no 4x4x2 clássico. Não é de estranhar, na medida em que foram exactamente nessas duas estruturas tácticas que o espanhol trabalhou na anterior passagem pela Luz.

Não querendo entrar em deambulações teóricas sobre táctica, é imperativo referir que este plantel foi concebido com o losango no horizonte, relegando todas as outras alternativas – fundamentalmente o 4x3x3 – para estatuto de “plano B”. Não é difícil aferir isto. A não ser que, e tendo em conta que o “extremo puro” também é espécie em vias de extinção no futebol actual, a opção seja a de um 4x3x3 “à Barcelona” em que a última linha é composta por um avançado centro e dois médios ofensivos com maior vocação e/ou apetência para actuar em posições mais centrais, encostados às faixas laterais (Messi e Ronaldinho), que no caso do Benfica bem poderiam ser Adu e Dí Maria. Excepção feita a Coentrão e Luís Filipe – estes, sim, opções mais naturais para ocuparem as faixas laterais no referido sistema.

Relativamente ao 4x4x2 clássico, o problema das alas persiste e junta-se-lhe ainda o desaproveitamento daquele, que por razões não apenas tácticas, mas sobretudo técnicas e psicológicas, se antevê como peça imprescindível nesta equipa. Falamos de Rui Costa, naturalmente.

Todas estas questões vão ser, em breve, apreciadas e aprofundadas.
Aguardemos.

1 comment:

chefe said...

O 4x4x2 Losango está muito próximo de um 4x3x3. Falta é alguém para a direita.