Thursday, June 22, 2006

O Brasil jogou hoje!


O Brasil jogou hoje pela primeira vez neste mundial, pelo menos aquele Brasil que todos esperavam ver!

E apareceu hoje porque aquela aberração denominada de "quadrado mágico" foi finalmente desmontada!

O Brasil apresentou um dispositivo táctico de 4x2x3x1, com um duplo pivot defensivo - Pernambuncano e Gilberto Silva - sendo que o primeiro era também o elemento que muitas vezes inciava a transição ofensiva, com Káká e Robinho nos corredores laterais trocando permanentemente as posições e Ronaldinho Gaúcho no papel de "playmaker" no apoio ao ponta de lança Ronaldo.

Foi um Brasil que produziu aquilo que toda a gente sempre espera: o elevado pendor ofensivo e o futebol envolvente e espectacular, mas também foi uma equipa mais equilibrada.

O futebol não é apenas táctica, todos sabemos isso, mas este jogo da equipa brasileira provou a importância incontornável dos aspectos tácticos para a definição do jogo da equipa, e também para a potenciação das individualidades que compõem a mesma.

Nos últimos dias, muito se falou da parca prestação do Brasil nos anteriores jogos tendo sido Ronaldo o alvo mais apetecido para a justificação dessas exibições menos conseguidas, pobres até, diria eu!

O facto é que Ronaldo hoje jogou e jogou bem, até marcou dois golos! Bem apoiado por Ronaldinho, Ronaldo pareceu um jogador renascido, sempre a procurar os espaços vazios, combinando bem com os seus companheiros, tabelando e posicionando-se muito bem na área japonesa arrastando as marcações contrárias. O problema nos jogos frente à Croácia e à Austrália não era Ronaldo, não obstante o mesmo não ter tido um bom desempenho, o problema era um sistema táctico que bloqueava o processo ofensivo e desiquilibrava a equipa na transição defensiva.

1 comment:

Anonymous said...

E agora ninguém pára o Ronaldo...