Monday, November 07, 2011

obsessões

Quanto à espurcícia e "filha-da-putice" que grassa lá para os lados do campo dos calhaus, abstenho-me de tecer a mínima consideração...desde muito novo me ensinaram a desprezar a mediocridade.


Quanto às opções tácticas de Jorge Jesus, também não direi grande coisa - apenas, na minha perspectiva, o acerto - porventura exagerado - no onze inicial, que fazia antever uma estratégia de maior contenção e de aposta nas transições. Agora, depois de estar a perder, tirar Gaitán (literalmente), Witsel e Amorim (tacticamente) do jogo, mantendo Bruno e Nolito no banco até tão tarde, não me pareceu, de todo, a melhor opção. Mas, enfim, eu não faço parte da enorme legião que decidiu atirar pedras a um dos mais competentes treinadores (com as suas fraquezas, muitas já por aqui referidas) que passou pelo Benfica nos últimos anos...é que até parece que Quique Flores e Camacho passaram por ali na década de 90...


O que me moveu mais a escrever estas linhas, foi mesmo a crónica e patológica idiossincrasia do universo benfiquista relativa à necessidade da existência de um patinho feio a quem se possa atirar todas as pedras (as do campo do calhau e muitas mais). Sinceramente, ainda não entendi o que tem Emerson de mau? Falha um passe ou outro? Maxi não os tem falhado do outro lado?! Perde bolas!? Maxi não as tem perdido?! Aliás, se me pedirem para apontar um elo mais fraco da defesa do Benfica, nos últimos jogos, e do ponto de vista defensivo, terei que apontar, obviamente, Maxi Pereira, que, contudo, compensa com a sua vocação e iniciativa para participar nos processos ofensivos. Sinceramente, ontem, Emerson, com uma falha aqui e ali (todas a tiveram), teve uma prestação muito satisfatória. Se querem apontar erros, façam-no com fundamentação, e não apenas por causa de uma azia chamada Capdevilla. Mas será que os críticos do Emerson viram os últimos jogos do espanhol?! E será que viam nele, antes de vir para o Benfica, um grande lateral esquerdo? Muitos, certamente, nem nunca o viram jogar, e resguardam a sua argumentação no estatuto de campeão do mundo e da Europa... Eu, sinceramente, nunca achei Capdevilla um espanto de defesa lateral. Na selecção espanhola, pareceu-me ter sido sempre uma opção por falta de opções...Não quero dizer com isto que o espanhol seja mau jogador, não, nada disso, mas passar a vida a ignominiar Emerson por causa do estatuto do espanhol, parece-me algo muito pouco inteligente, Mas, sim, também sei que essa não é a característica distintiva dos adeptos do Benfica, e do futebol em geral!

PS: as críticas a Emerson no jogo de ontem não têm a ver com aquele penalty à Proença, pois não? Ah...bem me parecia


7 comments:

O Cabinda said...

As criticas ao emerson devem-se ao facto dele dar 5 metros ao extremo para fintar, pra centrar, do facto dele nao se antecipar uma vez, não adivinha um lance nem quando lhe passam a bola, ele em vez de correr para cortar o angulo, vai a correr atrás dela até a deixar sair pela linha. Devem-se pelo facto dele estar permaentemente parado na linha, não avança, nao estica a equipa. E tem paragens cerebrais. E tem pés de tijolo.

Paulo Santos said...

Ah, então, o lateral deve ir "à queima" ao extremo, mesmo que não tenha cobertura? Não se antecipa?! Eu vejo-o muitas vezes a fechar bem o meio, a fazer cortes providenciais (ainda ontem realiza, já no final do jogo, um que se consubstanciaria num lance muito perigoso para a baliza do Benfica; parado na linha?! Quanto ao avançar, sim, não é um lateral muito ofensivo, mas sobe, sobretudo em apoio, nunca arrisca muito, e não procura desequilíbrios individuais, mas isso não é um defeito num defesa, por vezes é até uma virtude...

Quanto aos pés de tijolo, não estou à altura de tamanha reflexão...

Unknown said...

as críticas têm a ver pelo facto de ele em vez do overlapping optar sempre por passar pela frente do ala, por ser sempre comido no arranque, pela falta de técnica, pela incapacidade de cruzar bolas, pelos apagões de cérebro e em geral por ser mesmo fraquinho, tipo roberto, só que é lateral e não guarda-redes. Não dá dimensão ao ataque e é mediano na defesa. E sim é mesmo penalty.

apenasfutebol said...

Bcool, epá, não vejo nada disso que referes. Qual o lateral que não comete erros? E que não é "comido" no arranque de vez em quando? Ah, já sei é o Clark Kent, ah mas esse não joga futebol...

Olha fica aqui uma opinião avalizada http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=725698

O problema do Emerson são duas coisas: a necessidade da existência de um bode expiatório no BEnfica que é uma tradição maior que as barbas do barbas, e o capdevilla - isto para quem não viu os últimos jogos do espanhol, claro...

Unknown said...

Querias que o Humberto pusesse em causa o Jesus ? Sinceramente, ou és ingénuo ou sabes bem que o comentário do Humberto não tem valor. O Jesus não quer pôr o Capdevilla, não ponha, ponha o puto, que pode ir aprendendo os movimentos da equipa e pelo menos ataca melhor. O Matic é bom jogador, mas não a trinco, daí que eu critique a sua utilização naquela posição. O Emerson é pura e simplesmente fraco.

Paulo Santos said...

Claro, claro, o Humberto nunca opinou em sentido contrário às decisões de um treinador do BEnfica...


Para mim, a opinião de um dos melhores defesas do Benfica e do futebol português, tem todo o valor e mais algum, se para ti não tem, é um arrojo que eu tenho que aplaudir...

Unknown said...

Sinceramente acho que a opinião dele é para diminuir a polémica em relação às opções do Jesus, mais nada e opiniões são como os buracos do cu, cada um tem a sua e só dá se a quiser