Wednesday, October 10, 2007

Benfica em construção

Benfica-Shakthar. Momento do jogo: Já decorrida mais de metade da segunda parte, Maxi Pereira prepara-se para executar um lançamento de linha lateral, Camacho levanta-se retira a bola das mãos do uruguaio colocando-a nas mãos do colega de equipa Binnya para este a arremessar para a grande área adversária (excelente execução do camaronês!).

A ânsia de marcar um golo para evitar uma derrota que se adivinhava, era grande e isso sentia-se em cada milímetro de relvado e, já agora de bancada. Era já a fase em que o coração se sobrepunha à razão.

O Benfica está em construção, é esta a mensagem que o treinador espanhol está a transmitir desde que pegou na equipa encarnada.

Há quem estranhe o facto da reacção às críticas por parte do treinador espanhol conter tons críticos e irónicos, tendo em conta que é a sua segunda passagem pelo clube e como tal deveria conhecer a realidade que envolve o mesmo. Não tem nada de estranho. O Benfica, como qualquer grande clube tem essa sina, seja em que circunstância for. De qualquer maneira, a pressão agora tem uma dimensão muito maior. Camacho quando chegou ao Benfica, encontrou um clube depauperado, humilhado, cabisbaixo, com poucos recursos. Foi ele um dos obreiros do início da recuperação do clube. Naturalmente que adeptos e comunicação social souberam sempre dar um certo desconto relativamente a resultados menos conseguidos. Apesar de tudo, terá existido uma maior paciência por parte dos adeptos e também uma maior benevolência por parte da imprensa.

Hoje é totalmente diferente. Depois de Camacho, o Benfica tem-se vindo a aproximar cada vez mais do seu estatuto, com resultados internos e também no plano internacional.
O forte investimento feito esta época, associado a um discurso arrojado, e porventura, algo desmedido, por parte do presidente Luís Filipe Vieira, conduziram a um, também ele desmedido, estado de espírito na massa adepta do clube. A imprensa, já se sabe, centra-se sobretudo nas questões tácticas e no investimento dispendido em algumas onerosas contratações.

A única certeza que neste momento existe é a de que o Benfica é uma equipa em construção. Camacho ainda anda a “apalpar terreno”, quer a nível de conhecer os recursos que tem ao seu dispor, quer a nível táctico também.
Seria importante que Luís Filipe Vieira, o principal responsável pela situação, viesse clarificar isto junto dos associados e adeptos do clube da Luz.

No comments: